Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13273
ORIENTAÇÕES E JÚRIS
ORIENTAÇÕES E JÚRIS

ORIENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO

 

Orientou as seguintes Dissertações de Mestrado:

 

 

- Nuno Fernando Ferreira Mendes, com a dissertação intitulada: «Cafés Históricos do Porto, em busca de um património ignoto.»  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/66775.

 

- Teresa Campos dos Santos, com a dissertação intitulada: «Joaquim Lopes. Questões de estilo em torno da obra do pintor.»

 

- Alcina da Silva Santos da Silva, com uma dissertação subordinada ao tema «As representações florais na pintura portuguesa da Anunciação, séculos XVI-XVII». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57324.

 

- Liliana Maria Pereira da Silva, com uma dissertação subordinada ao tema: «A Fé, a Imagem e as Formas. A Iconografia da Talha Dourada da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos».  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57400

 

- Diana Irene de Almeida Quintas, com uma dissertação subordinada ao tema: «Iconografia das Imagens das Igrejas Paroquiais do Concelho de Espinho».   http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/60718

 

- Isabel da Conceição Ribeiro Soares Bastos, com uma dissertação subordinada ao tema: «Iconografia de Santas na pintura portuguesa (séculos XV-XVIII)». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57472.

 

- Alexandre Fernando Medeiros Guerra, subordinado ao tema: «O Azulejo de fachada na freguesia de Santo Ildefonso, nos séculos XIX e XX». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55783

 

- Ednilson Leandro Pina Fernandes, subordinado ao tema: «Os painéis de azulejo da Estação de S. Bento do Porto. História e Iconografia». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55773

 

- Eliana Gigante Amorim, subordinado ao tema «Os trajes das Lavradeiras de Viana do Castelo no século XIX e XX».

 

- Vera Patrícia Moreira Teixeira, subordinado ao tema: «Forma, função e simbologia na Joalharia: viagem através da Coleção de Marta Ortigão Sampaio».  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55259

 

- Maria Madalena Loureiro dos Santos, subordinado ao tema: «Penafiel, Cruzeiros e alminhas: subsídio para um inventário».

 

- Ana Filipa Ribeiro Marques, subordinado ao tema: «Os azulejos das Reservas dos Museus da Câmara do Porto». Não concluída

 

- Susana Patrícia Maravalhas Gonçalves, subordinado ao tema: «A arte no Mosteiro de Salzedas». Não concluída

 

- Cláudia Costa Pacheco, subordinado ao tema: «O pintor romântico Francisco José Resende de Vasconcelos».

 

- João Nuno Simões Teles, com a dissertação intitulada: «Aveiro: Fatores condicionantes na definição morfológica da cidade.»

 

- Maria José Pereira de Sousa, cujo projeto se intitula: «Pintar o som. Os instrumentos musicais na pintura dos séculos XVII e XVIII» (não concluída).

 

 

ORIENTAÇÃO DE TESES DE DOUTORAMENTO

 

– Orientou a Tese de Doutoramento da Mestre Maria João Pacheco Ferreira, subordinada ao tema: «Os têxteis chineses no contexto religioso português de aparato entre os séculos XVI e XVIII». URL: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56346.

 

- Orientou a Tese de Doutoramento da Mestre Célia Ramos Ferreira da Silva subordinada ao tema: «Órgãos de Tubos do Bispado do Porto, séculos XVII-XVIII». A Tese foi suspensa a pedido da doutoranda.

 

 

PARTICIPAÇÃO EM JÚRIS DE PROVAS ACADÉMICAS

 

PROVAS DE MESTRADO

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa – Centro Regional de Braga, da Licenciada Filipa Isabel Alves Moreira Fernandes, cujo Relatório de Estágio se intitula: "Ensinar a Pensar como Metodologia em Geometria Descritiva". URL: http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/13677

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Nuno Fernando Ferreira Mendes, cuja dissertação se intitula: "Cafés Históricos do Porto, em busca de um património ignoto".  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/66775.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de João Nuno Simões Teles, cuja dissertação se intitula: «O desenvolvimento Urbano de Aveiro».

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Teresa Campos dos Santos, cuja dissertação se intitula: «Joaquim Lopes. Questões de estilo em torno da obra do pintor».

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Lígia Maria Filipe Santos Sampaio, cuja dissertação se intitula: «Casas Cristãs da ‘Taluka’ de Salsete - Goa». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/60902.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Liliana Maria Pereira da Silva, cuja dissertação se intitula: «A fé, a imagem e as formas. A iconografia da talha dourada da igreja do Bom Jesus de Matosinhos». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57400

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Mariana Marinho de Sousa Santos, cuja dissertação se intitula: «A fotografia do Românico em Marques Abreu». URL: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57394.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Isabel da Conceição Ribeiro Soares Bastos, cuja dissertação se intitula: «Iconografia das Esposas Místicas na Pintura Portuguesa, análise de casos». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57472.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Mariana de Almeida Oliveira e Silva, cujo Relatório de Estágio se intitula: «Meu Douro. Projeto com escolas 2009/2010. Serviço Educativo do Museu do Douro. Um estudo de caso». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/62075

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Ângela Carina Areias da Silva, cuja dissertação se intitula: «Entre propriedade e casas perfeitas: um estudo da casa corrente nos finais da Idade Média». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63248.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Diana Irene de Almeida Quintas, cuja dissertação se intitula: «Iconografia das imagens das igrejas paroquiais do concelho de Espinho».  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/60718

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Alda Helena Silva Neto, cuja dissertação se intitula: «As casas de Brasileiros no concelho de Paredes».

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Alcina da Silva Santos da Silva, cuja dissertação se intitula: «As flores na pintura da Anunciação nos séculos XVI e XVII».  http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/57324.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Ana Cláudia Lopes Marques, cuja dissertação se intitula: «Templo-monumento de Santa Luzia em Viana do Castelo».

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Rui Miguel Almeida Maia, cuja dissertação se intitula: «Por pedras sujas e gastas. Porto: políticas de reabilitação urbana».

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Raquel Brochado Teixeira, cujo Relatório se intitula: «Inventário de Património do concelho de Felgueiras: alminhas, cruzeiros, cruzes, oratórios e monumentos funerários».  

 

- Fez parte do júri, na qualidade de presidente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Maria Inês Afonso Lopes, cuja dissertação se intitula: «O sentido das imagens. O retábulo das Almas da Igreja de Santa Clara do Porto». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55910.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Ana Sofia da Rocha Simões, cujo Relatório de intitula: «Os anjos músicos da Casa-Museu Guerra Junqueiro». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56103.

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Joana Preciosa Branco Martins, cujo Relatório se intitula: «Pratos e bacias de latão dos séculos XV e XVI de temática religiosa da Casa-Museu Guerra Junqueiro». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55520

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Alexandre Fernando Medeiros Guerra, cujo Relatório se intitula: «O Azulejo de fachada na freguesia de Santo Ildefonso, nos séculos XIX e XX». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55783

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Ednilson Leandro Pina Fernandes, cujo relatório se intitula: «Os painéis de azulejo da Estação de S. Bento do Porto. História e Iconografia». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55773

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Eliana Gigante Amorim, cujo Relatório se intitula: «Os trajes das Lavradeiras de Viana do Castelo no século XIX e XX». 

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Vera Patrícia Moreira Teixeira, cujo Relatório se intitula: «Forma, função e simbologia na Joalharia: viagem através da Coleção de Marta Ortigão Sampaio». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/55259

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal arguente, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Ana Patrícia Cordeiro de Sousa Amorim, cujo Relatório se intitula: «Exposição «Rostos da República. No âmbito das Comemorações do Centenário da República em Espinho». http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63244

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal orientador, das provas de Mestrado em História da Arte Portuguesa de Maria Madalena Loureiro dos Santos, cujo Relatório se intitula: «Penafiel, Cruzeiros e alminhas: subsídio para um inventário».

 

PROVAS DE DOUTORAMENTO

 

- Fez parte do júri, na qualidade de arguente, das provas de Doutoramento em História da Arte Portuguesa de Giovanni Battista Tedesco, cuja tese se intitula: «Nicolau Nasoni. Formação de um pintor e de um artista da arte efémera em Itália (1691-1723)». URL: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/63188

 

- Fez parte do júri, na qualidade de orientador, das provas de Doutoramento em História da Arte Portuguesa da Mestre Maria João Pacheco Ferreira, cuja tese se intitula: «Os têxteis chineses em Portugal nas opções decorativas sacras de aparato (séculos XVI – XVIII)». URL: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/56346

 

- Fez parte do júri, na qualidade de vogal, das provas de Doutoramento em História da Arte Portuguesa de Isabel Maria Ribeiro Tavares de Pinho, cuja tese se intitula: «Os Mosteiros Beneditinos Femininos de Viana do Castelo - Arquitectura Monástica Séc. XVI ao XIX». URL: http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/53882

 

 

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo