Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13291
INVENTÁRIOS ARTÍSTICOS
INVENTÁRIOS ARTÍSTICOS

No campo dos Inventários Artísticos os serviços oferecidos incluem diversos procedimentos de modo a garantir uma oferta o mais completa possível de acordo com a especificidade de cada inventário. Assim, de um modo geral, estarão contempladas as seguintes tarefas:

- Levantamento fotográfico das peças de cada uma das categorias estabelecidas de acordo com o inventário em questão (ourivesaria, escultura, têxteis, pintura, mobiliário, livros …), mediante fotos de grande qualidade e alta resolução;

- Tratamento das fotografias de cada peça e de pormenores de interesse;

- Criação de uma base de dados das imagens ou simples arquivo em suporte físico;

- Elaboração de fichas de inventário com os dados de cada peça, fotografia e os respetivos estudos iconográficos;

- Impressão da totalidade do inventário;

- Publicação em livro da totalidade ou de parte do acervo (caso seja desejado).

Em qualquer das etapas será sempre garantida uma atuação profissional da mais elevada qualidade bem como a realização de trabalhos de investigação de caráter científico pautados pelos critérios de rigor, exigência e profundidade que devem presidir à realização de serviços desta natureza.

A realização deste serviço tem como destinatário particulares ou entidades coletivas que, por motivo de heranças, publicações ou outros, desejem efetuar uma inventariação rigorosa de determinados acervos, com a garantia de ser realizado, não somente o registo de cada peça como, ainda, a sua descrição e análise minuciosa.

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo