Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13295
ICONOGRAFIA
ICONOGRAFIA

 ICONOGRAFIA

A Iconografia é uma ciência cuja origem remonta ao início do século XX e que, fazendo uso de metodologias específicas, procura estudar os conteúdos semânticos que se encontram na obra de arte.  Esta ciência constitui a base de uma outra, a Iconologia que, complementando a Iconografia, tem por objectivo compreender e justificar a existência de uma obra de arte numa determinada época e local, de modo a conhecer de forma mais profunda o sentido último da obra e a mensagem que o artista procurou transmitir.

Com efeito, nas palavras de Abraham Moritz Warburg (1866-1929), historiador de arte alemão, mais conhecido por Aby Warburg, o fenómeno artístico não pode ser entendido de forma isolada, mas sim como um reflexo da cultura e da mentalidade de uma época que deixava a sua marca nas obras de arte que produzia. Assim, o objecto artístico revelava muitas coisas da psicologia humana. À luz desta mentalidade, vai ganhando consistência uma nova metodologia de investigação que consistia num processo convergente, unificador e interdisciplinar que deveria envolver num único corpo orgânico Arte, Literatura, Filosofia, História, Religião, Música, Matemática e Geometria, Mitologia, Simbologia … de forma a ser possível a compreensão integral da obra de arte.

Todavia, será Erwin Panofsky (1892-1968), um dos seguidores de Warburg, o responsável por sistematizar o Método Iconográfico e Iconológico que permitirão, não apenas realizar a classificação, identificação, descrição, análise e interpretação do significado correto das imagens, mas também, tentar descobrir o significado último da obra de arte (filosófico, histórico, religioso, social …) a fim de explicar a sua razão de ser no contexto da cultura, da civilização e da época em que foi criada.

Em síntese, poderemos dizer que a Iconografia e Iconologia são duas ciências complementares que permitem, de uma forma rigorosa, classificar, descrever, analisar e interpretar a obra de arte e justificar a sua existência numa determinada época e num determinado contexto histórico-social.

Como se depreenderá facilmente, a aplicação dos Métodos Iconográfico e Iconológico permite aos historiadores de arte e a todos os interessados em saber ler e compreender as imagens, uma maior possibilidade de captar a mensagem subjacente e aproximar-se, assim, do pensamento original do artista e da sua época. 

 

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo