Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13302
CURSOS E CONGRESSOS
CURSOS E CONGRESSOS

CURSOS DE ICONOGRAFIA

 

2016 – Em abril ministrou um curso intitulado «Iconografia e Iconologia: a Imagem e seu significado» que teve lugar na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte (Brasil) e estava integrado no I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Imagem – NINFA, na UFMG.

 

2015 – Em outubro ministrou um curso intitulado «A Iconografia como Metodologia de Investigação em História da Arte». O curso integrava a programação do XI- Encontro de História da Arte, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP (Campinas - Brasil).

 

2013 – Em agosto ministrou na cidade de Salvador (Brasil), um curso intitulado «Iconografia: Pesquisa e Aplicação em Estudos de Artes Visuais». O curso integrava o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Os conteúdos englobaram os conceitos de Iconografia e Iconologia e a aplicação dos Métodos Iconográfico, Iconológico e Geométrico às áreas de Iconografia Profana e Iconografia Religiosa.

 

PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E ENCONTROS CIENTÍFICOS

 

2016 – Em 12 abril proferiu uma comunicação intitulada: “Anjos e demónios: do imaginário pagão à Iconografia cristã” como palestra de abertura do «I Congresso do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Imagem – NINFA» que decorreu na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte (Brasil), entidade que também promoveu o evento.

 

2015 – Em 1 dezembro proferiu uma conferência denominada “Iconografia dos Anjos: origens, evolução e características”, integrada no curso de extensão: «Arte, arquitetura e mobiliário: dos espaços religiosos e interiores domésticos ao ambiente institucionalizado do museu e das coleções particulares» ministrado no Museu de Arte Sacra de São Paulo (Brasil), pela Prof.ª Doutora Silveli Maria De Toledo Russo.

 

2015 – No dia 21 de outubro, no âmbito do XIº Encontro de História da Arte «Da Percepção à Palavra - Luz & Cor na História da Arte» realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP proferiu uma comunicação intitulada: “A importância da Luz e da Cor na Análise Iconográfica”.

 

2015 – No dia 15 de agosto, participou, como ouvinte, na palestra denominada «O Santo Sudário de Turim, a História da Arte e a Ciência» proferida pelo Prof. Dr. Jack Brandão, realizada no Museu de Arte Sacra de São Paulo (Brasil).

 

2015 – No dia 20 de junho, a convite da Dr.ª Fátima Paulino, do Museu de Arte Sacra de São Paulo, proferiu uma palestra intitulada: “Representações da Mitologia Grega e Romana”, que teve lugar no Museu de Arte Sacra de São Paulo (Brasil).

 

2014 – No dia 1 de outubro, no âmbito do Xº Encontro de História da Arte – Estudos transdisciplinares e métodos de análise, realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP proferiu, em parceria com a Prof.ª Mônica Farias Vicente, uma comunicação intitulada: “A linguagem oculta presente na pintura de quadratura do teto da nave da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma de Salvador: análises artístico-históricas, iconográfica e Iconológica”.

 

2014 – Entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, participou como ouvinte, no Xº Encontro de História da Arte – Estudos transdisciplinares e métodos de análise, realizado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.

 

2014 – 19 de agosto, a convite da Diretora do Museu de Arte da Bahia (Salvador, Brasil), proferiu uma palestra intitulada “Viagem através da Iconografia nos «Mestres da Gravura»”, integrada no âmbito da Exposição «Mestres da Gravura» que decorreu entre 8 de Julho e 31 de agosto de 2104, no Museu de Arte da Bahia.

 

2012 – 5 de outubro, proferiu uma comunicação intitulada “A Iconografia Franciscana nos Retábulos Quinhentistas – Um Legado Original”, integrada VI Seminário Internacional Luso-Brasileiro: “Os Franciscanos no Mundo Português – O Legado Franciscano” que decorreu em Ponte de Lima entre 4 e 6 de outubro de 2012.

 

2012 – 28 de julho, proferiu uma comunicação intitulada “A Iconografia dos Espaços Monásticos Cistercienses, um caminho de perfeição”, integrada no VIII Encontro Cultural que decorreu no Mosteiro de S. Cristóvão de Lafões, entre 25 e 29 de julho de 2012.

 

2011 – 2 de novembro, proferiu uma comunicação intitulada “Maternidade: Anunciação, Visitação e Expectação”, integrada no Ciclo de Conferências: Santa Maria, Iconografia da Vida e das Invocações, Lisboa, Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.

 

2011 – 17 de setembro, proferiu uma comunicação intitulada “Iconografia Quinhentista”, no âmbito de um ciclo de conferências integradas numa ação de formação para professores: [Re]encontros com a História das Artes, que decorreu no Centro de Formação Júlio Resende, Porto.

 

2011 – 28 de julho, proferiu uma comunicação intitulada “Iconografia do espaço sagrado, um caminho de perfeição”, in Espaços, modos de ver e habitar – Arquiteturas e Paisagens, integrada na 4ª edição da Universidade de Verão da Universidade do Porto (U.P.), que decorreu em Arouca e Castelo de Paiva entre 25 e 29 de julho de 2011.

 

2010 – 20 de julho, proferiu uma comunicação intitulada “A água nos relatos Bíblicos e suas representações iconográficas”, in A Água: arquiteturas, representações e simbologias, integrada na 3ª edição da Universidade de Verão da U.P. que decorreu em Arouca, entre 19 e 22 de julho de 2010.

 

2010 – Dias 10, 11 e 12 de março, participou, como ouvinte, no Seminário «Centros Históricos: Passado e Presente» que decorreu na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, organizado pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património.

 

2009 – Em 20 de novembro proferiu uma comunicação no Museu Medina, extensão integrada no Museu Pio XII, Braga, por ocasião da integração de duas obras do pintor no referido Museu. A comunicação teve como título: “Henrique Medina: o Pintor e a Obra. Visões e Representações da Beleza”.

 

2009 – 17 de outubro, proferiu uma comunicação intitulada: “A pintura do Museu de Arouca: contributo dos Apócrifos e dos Tratados pós-tridentinos para a iconografia Mariana”, integrada no «IV Seminário Internacional Luso-Brasileiro: A Encomenda. O Artista. A Obra» realizado no Auditório Paulo Quintela, em Bragança (Portugal), entre os dias 15 e 17 de outubro.

 

2009 – 15 de julho, proferiu uma comunicação  intitulada “Iconografia dos Anjos – Devoção e Piedade na Pintura e Escultura Monásticas” e outra em 17 Julho, intitulada “Simbologia do Jardim e da Água na Iconografia da Anunciação”, in Artes nos caminhos de Cister em Portugal, integradas na 2ª edição da Universidade de Verão da Universidade do Porto, módulos de Arouca, que decorreram, respetivamente, entre 13-15 e 15-17 de julho. 

 

2009 – 27 de julho, proferiu uma comunicação  intitulada: “Iconografia da Cidade do Porto: Visões e representações de uma Cidade Barroca”, integrada na 2ª edição da Universidade de Verão da Universidade do Porto, que decorreu nas instalações da Reitoria da Universidade do Porto, entre 27-29 de julho subordinada ao tema geral: Um Porto barroco na globalização - a cidade e as artes.

 

2008 – 9 de julho, proferiu uma comunicação intitulada “Ciclos Pictóricos e Iconográficos no Museu da Irmandade da Rainha Santa Mafalda”, integrada na 1ª edição da Universidade de Verão da Universidade do Porto, módulo de Arouca, que decorreu entre 7 e 10 de julho de 2008 e subordinada ao tema geral: «Práticas e Representações da Arte».

 

2008 – 30 de maio, proferiu uma comunicação intitulada “Quitéria, uma Santa da Lusitânia nas terras entre Douro e Minho”, integrado no Congresso «Iconografia Religiosa das Invocações Nacionais - II Ciclo de Conferências para o Estudo dos Bens Culturais da Igreja - Iconografia dos Santos Portugueses”, iniciativa do Patriarcado de Lisboa, que decorreu na Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, entre 29-31 de maio.

 

2008 – 15 de abril, proferiu uma comunicação intitulada “Leitura Iconográfica da fachada da igreja da Madre de Deus em Macau”, integrada na «VIII Semana de História da Arte – Visões do Oriente», organizada pelos alunos do Curso de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

2006 – 9 de outubro, proferiu uma comunicação intitulada “A Iconografia dos Anjos no Contexto Cristão”, no Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, integrada na inauguração da exposição «Sou o Anjo da Paz», no âmbito do «Congresso Internacional – Figuras de Anjos Revisitadas», que decorreu em Fátima, entre 10 e 12 de outubro de 2006.

 

2006 – 7 de abril,  proferiu uma comunicação intitulada “Art and Science: from a «3-D» painting to its floor plan”, integrada no Congresso Internacional «Electronic Imaging & the Visual Arts – Eva 2006 Florence» realizado em Florença entre 3 e 7 de abril de 2006. A participação foi aceite após sujeita a Referees.  

 

2005 – 20 de junho, proferiu uma comunicação intitulada “A mobilidade dos artistas como fator de desenvolvimento do saber artístico e científico” no âmbito do VII Colóquio Luso-Brasileiro de História da Arte: «Artistas e Artífices e a sua mobilidade no Mundo de Expressão Portuguesa», que decorreu no Porto entre 20 e 23 de junho, organizado pelo Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

2001 – 26 de outubro, proferiu uma comunicação intitulada “Vasco Fernandes e o retábulo da Sé de Lamego — Análise iconográfica e geométrica com recurso às novas tecnologias”, integrada no III Congresso Histórico de Guimarães, subordinado ao tema «D. Manuel e a sua época», que decorreu entre 24-27 de outubro e teve como presidente o Prof. Doutor Diogo Freitas do Amaral. A participação integrava a 4ª Secção: «Arte e Cultura», tendo como coordenador o Prof. Doutor Fausto Sanches Martins.

 

2001 – 23 de junho, proferiu uma comunicação intitulada “Do Gótico ao Barroco: Análise Iconográfica e Geométrica das pinturas da Anunciação”, integrada no «II Congresso Internacional do Barroco», que decorreu no Porto, Aveiro, Arouca e Vila Real (Portugal), entre 18 e 23 de junho, organizado pela Secção de História da Arte do Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

 

2000 – 30 de março, proferiu uma comunicação intitulada “Using the new technologies to make the analysis of the geometrical relations in paintings”, integrada no Congresso Internacional «Electronic Imaging & the Visual Arts – Eva 2000 Florence» sob o tema genérico: «Il Nuovo Rinascimento», realizado em Florença entre 27 e 31 de março de 2000. A participação foi aceite após sujeita a Referees

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo