Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13304
CURSOS DE ICONOGRAFIA
CURSOS DE ICONOGRAFIA

Uma das propostas mais interessantes e inovadoras passa pela oferta de Cursos de Iconografia com diversos graus de aprofundamento e tempos de duração.

Com base numa experiência de vários anos no âmbito do ensino universitário em Portugal e no Brasil, onde foram lecionadas disciplinas e ministrados variados cursos, com programas criados por mim e especificamente para cada contexto, oferecemos a possibilidade de realizar Cursos de Iconografia com modalidades facilmente adaptáveis às situações específicas de cada caso.

Assim, estão previstos cursos com caráter introdutório destinados a proporcionar um primeiro contacto com o Método Iconográfico, sua origem, objetivos e metodologias. Por sua vez, os cursos de aprofundamento implicam uma abordagem mais detalhada na análise e interpretação das obras de arte, o que incluirá uma referência ao Método Geométrico. Os cursos de aprofundamento podem ser ministrados como complementos dos primeiros ou, em alternativa, incluírem a formação integral em Iconografia, desde as origens até à análise e interpretação de obras mais complexas englobando, portanto, toda a programação estabelecida e ocupando a maior duração prevista.

Em ambas as situações a vertente teórica estará sempre acompanhada de exercícios práticos de análise e interpretação de obras de arte de modo a que, desde as primeiras sessões sejam aplicados os conhecimentos adquiridos. Os cursos serão devidamente apoiados em referências bibliográficas específicas que serão fornecidas sempre que for necessário de modo a poder haver contacto direto com as principais fontes gráficas e literárias.

A extensão dos cursos será adequada às necessidades e objetivos pretendidos. Estão previstos minicursos com a duração de 9 horas, cursos de média duração (15 a 18 horas) e cursos de longa duração com cerca de 40 a 45 horas (um semestre).

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo