Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ATUALIZAÇÕES RECENTES
CONTACTOS  (17-11-2018)
APRESENTAÇÃO  (09-08-2018)
DOWNLOAD DE ARTIGOS  (09-08-2018)
PUBLICAÇÕES  (09-08-2018)
ICONOGRAFIA  (02-07-2018)
ONLINE
1


Partilhe esta Página





Total de visitas: 13278
ARTISTAS E MOVIMENTOS
ARTISTAS E MOVIMENTOS

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

 

AA.VV. (*) – Donatello e la Sagrestia Vecchia di San Lorenzo.  Firenze: Centro Di, 1986

AA. VV. – Gustav Klimt, Landscapes. Munich, Prestel, [s.d.].

AA. VV. – Le Siècle de Titien. L'âge d'or de la peinture à Venise. Paris (?): Éditions de la Réunion des Musées Nationaux, 1993

AA. VV. – O Barroco. Escultura. Pintura. [S.l.]: Könemann, 2004.

AA. VV. – Raffaello. Il Rinascimento sublime. [s.l.]: A- Mondadori ed., 1988.

BORGHESI, Silvia – Dalí. La fantasía surrealista del genio ampurdanés. Barcelona: Electa, 2004.

ARGAN, Giulio Carlo — Fra Angélico: étude biographique et critique. [S. 1.]: Skira, 1995.

AYALA MALLORY, Nina – Bartolomé Esteban Murillo.  Madrid: Alianza Forma, 1983.

ATLAS ilustrado de Leonardo da Vinci. Arte e Ciência. As máquinas. [s.l.]: Girassol Edições, 2005.

BORCHERT, Till-Holger – Le siècle de Van Eyck 1430-1530. Le monde méditerranéen et les Primitifs Flamands. Gand-Amsterdam : Ludion, 2000.

BARASCH, Moshe — Giotto y el lenguaje del gesto. Madrid: Ediciones Akal, 1999.

BERMEJO MARTINEZ, Elisa — La pintura de los Primitivos Flamencos en Espana. Madrid: Consejo Superior de Investigaciones Cientificas/Instituto «Diego Velasquez», 1982. 2 vols.

BONET CORRÊA, Antonio — Figuras, modelos e imágenes en los tratadistas espanoles. Madrid: Alianza Editorial, 1993.

BOZAL, Valeriano — Piero della Francesca. Madrid: [s.n.], 1993. Historia 16, Nº 4.

BRIZIO, Ana Maria; BRUGNOLI, Maria Vittoria; CHASTEL, André — Leonardo l'Artista. [S.l.]: Giunti Barbèra, 1981.

BROOKE, Christopher — O renascimento do século XII. Lisboa: Ed. Verbo, 1972.

BURKE, Peter — El Renascimento italiano. Cultura y sociedad en Italia. Madrid: Alianza Forma 1995.

CARRASSAT, Patrícia Fride R. – Maestros de la pintura. Barcelona: Ed. Larrousse, 2005.

CARVALHO, Maria do Rosário Correia de — Mestres de Nome Convencional activos na Região do Oeste: o Mestre da Lourinhã e o Mestre de Abrantes. In Boletim Cultural. Mafra: Câmara Municipal de Mafra, 2000.

CASTELO-BRANCO, Fernando — Francisco de Olanda e Nuno Gonçalves. Porto: Marânus, 1960.

CONTI, Flávio – Como reconhecer a arte Românica. Lisboa: Ed. 70, 1995.

Como reconhecer a arte do Renascimento. Lisboa: Ed. 70, 1996.

CORTEZ, Fernando Russell — Arnaus, Manuel Arnao, Manuel Arnao Leitão: Pintores quinhentistas do Norte de Portugal. Porto: Maranus, 1954. Sep. Boletim Cultural da Câmara Municipal do Porto. XXII: 3/4.

DACOS, Nicole — Os artistas flamengos e a sua influência em Portugal (Séc. XV-XVI). In EVERAERT, John; STOLS, Eddy (dir.) — Flandres e Portugal: Na confluência de duas culturas. Bélgica: Ed. Inapa, 1991, pp. 143-175

DESCHARNES, Robert; NÉRET, Gilles – Salvador Dalí. Köln: Taschen, 2007, 2 vols.

DESPOIS, Pauline J. – A vida de um artista em Florença na época do Renascimento. Lisboa: Verbo, 1980.

DESTRÉE, Joseph – Van der Goes. Bruxelles: l.-J Kryn, 1926.

DIAZ-PLAJA, Guillermo – Rembrandt y la sinagoga española. Una nueva clave del Barroco europeo. Barcelona: Plaza & Janes, 1982.

DIDI-HUBERMAN, Georges — Fra Angélico. Dissemblance et figuration. Paris: Flammarion, 1995.

DORIVAL, Bernard (dir.) – Les Peintres Célebres. Paris: Éditions d’Art Lucien Mazenod, 1948.

DUNKERTON, Jill [et al.] — Giotto to Durer. Early Renaissance Painting in The National Gallery. London: National Gallery Publications, 1991.

EVERAERT, John; STOLS, Eddy (dir.) — Flandres e Portugal: Na confluência de duas culturas. Lisboa: Inapa, 1991.

FEUILLER, Michel — Fra Angélico, le maître de L'Annonciation. 3ª ed. [S. 1.]: Nouvelles Éditions Marne, 1994. Un Certain Regard.

FRANCASTEL, Pierre – El Impressionismo. Barcelona: Editorial Bruguera, S. A., 1983.

FRÈRE, Jean-Claude — Les primitifs flamands. Paris: Finest SA/Éditions Pierre Terrail, 2001.

FRIEDLÀNDER, Max — De Van Eyck a Breughel. Les Primitifs Flamands. Brionne: Gérard Monfort, 1985.

GARIN, Eugénio – Idade Média e Renascimento. Lisboa: Ed. Estampa, 1994.

O Renascimento: história de uma revolução cultural. Porto: Livraria Telos Ed, 1930

GIBSON, Michael – O Simbolismo. Köln: Taschen, 2006.

GOEPPER, Roger – Peintures Chinoises. Berne: Payot-Lausanne, 1968.

GOZZOLI, Maria Cristina – Como reconhecer a arte Gótica. Lisboa: Ed. 70, 1994.

GRANDES Pintores do Mundo. Jan Vermeer. [s.l.] : Portfolio, 2007.

GRANDES Pintores do Mundo. Leonardo da Vinci. [s.l.] : Portfolio, 2007.

GRANDES Pintores do Mundo. Miguel Ângelo. [s.l.] : Portfolio, 2007.

HALE, J. R. – Enciclopedia del Renascimiento italiano. Madrid: Alianza Editorial, 1984

HECK, Christian – Martin Schongauer. Colmar: Éditions S.A.E.P, 1985.

HERMANN, Fritz – Peinture Catalane des XIIe et XIIIe siècles. Berne: Payot-Lausanne, 1962.

HILLS, Paul – La luz en la pintura de los primitivos italianos. Madrid: Akal, 1995.

KENNEDY, Ian G. Ticiano. Köln: Taschen, 2006.

KURTH, Willi, ed. lit. — The Complete Woodcuts of Albrecht Durer. New York: Dover Publications, [S.d.].

L'ART FLAMAND des origines à nos jours. [S.l.]: Albin Michel, [s.d.].

LA PINTURA gótica hispanoflamenca. Bartolomé Bermejo y su época. Barcelona: Museu Nacional d'Art de Catalunya, 2003. Catálogo.

LAFOND, Paul – Roger van der Weyden. Bruxelles : G. van Oest & Cie. Éditeurs, 1912.

LEGRAND, Gérard – A arte do Renascimento. Lisboa: Edições 70, 2000.

LINO, António —A arte na Idade Média. Guimarães: [s. n.], 1982. Sep. «Actas do Congresso Histórico de Guimarães e sua Colegiada», vol. IV.

LLOMPART, Gabriel — La pintura Gótica en Mallorca. Barcelona: Medievalia, 1999.

LÓPEZ VÁZQUEZ, José Manuel B. – Declaración de las pinturas de Goya. Diputación de A Coruña, 1999.

LUDOVICI, S. Samek – Fra Angelico. Firenze, Giunti, 1998.

MAUQUOY-HENDRICKX, Marie — Les estampes des Wierix. Bruxelles: Bibliothèque Royale Albert Ier, 1982.

MIEGROET, Hans J. Van — Gerard David. Anvers: Fonds Mercator, 1989.

NÉRET, Gilles – Salvador Dalí 1904-1989. Köln : Taschen, 2006.

NIETO, Victor; CÂMARA, Alicia — El Quattrocento italiano. Madrid: Historia 16, 1989. Historial del Arte, 25.

PIERO della Francesca. Madrid: Electa, 1999.

PIGNATI, Terisio –  L'art venitien. Paris: Flammarion, 1993.

PRATER, Andreas; BAUER, Hermann – A Pintura do barroco. Lisboa: Taschen, 1997.

 


(*) AA.VV. - Abreviatura para «Autores Vários»

EM DESTAQUE 

 

NOVA PUBLICAÇÃO

Apresentamos um novo trabalho sobre a importância do Método Geométrico como complemento do Método Iconográfico, mediante o estudo da pintura «em quadratura» do tecto da igreja de Nossa Senhora da Conceição da Palma em Salvador (Brasil). Para o consultar deverá aceder à página «Download de Artigos» no separador «ICONOGRAFIA» ou através do separador «CURRICULUM» seguido de »» Publicações »» Artigos em Actas de Congressos.

 

* * * * *

 

NOVO SEPARADOR

Na barra de Menu foi criado um novo separador designado por «BIBLIOTECA». Esta página tem como objectivo apresentar uma extensa Bibliografia, separada por temas, destinada a permitir um mais fácil acesso a obras de referência, de carácter geral ou mais específicas, sobre a generalidade das matérias referenciadas neste Website. A página encontra-se, ainda, em construção.

 

* * * * *

 

NOVA FUNCIONALIDADE

Numa nova sub-página apresentamos algumas publicações de outros autores consideradas relevantes para os estudos de Iconografia. Para ter acesso deve selecionar o separador «OUTROS AUTORES» no menu «ICONOGRAFIA»

 

* * * * *

 

Poderá também consultar ou fazer o download de algumas publicações, em PDF, diretamente do Arquivo deste site. Para tal deve selecionar o separador «Download de Artigos» no menu «Iconografia». 

Boas Leituras!!!

 

OUTRAS PUBLICAÇÕES

 

 

* * * * *

 

 

«Iconografia. Pesquisa e aplicação em estudos de artes visuais, arquitetura e design»

Publicação da Editorial da Universidade Federal da Bahia (Brasil), como resultado do curso de iconografia que realizámos em Salvador da Bahia,a convite dos professores organizadores e que reúne trabalhos de vários participantes no curso e de outros investigadores. O nosso artigo intitula-se “O Método Iconográfico e sua aplicação na análise da fachada da Igreja da Madre de Deus em Macau”. Aceder  através sub-página «Download de Artigos» no Menu «ICONOGRAFIA»

 

 

topo